Bombeiros treinam salvamento em altura na Serra dos Parecis em Guajará-Mirim.

O subgrupamento de Corpo de Bombeiros de Guajará-Mirim (RO) realizou um treinamento de salvamento em altura nesta semana no topo da Serra dos Parecis. Na ocasião, foram usados os novos equipamentos de segurança e resgate.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o curso teve aproximadamente 10 horas de aulas teóricas e práticas e capacitou 28 bombeiros para aperfeiçoar as técnicas de resgate nas ocorrências de salvamento em locais altos e de difícil acesso.

Treinamento ocorreu nesta semana Foto Júnior Freitas G1Treinamento ocorreu em torre na Serra dos Parecis Foto Rede Amazônica Reprodução

Em entrevista ao G1, o instrutor do curso, sargento Vanderlei Firmino, disse que foram repassadas e exercitadas as técnicas com vários equipamentos novos e mais atuais como a maca sked, ou seja, maca específica para resgates em altura.

O objetivo foi relembrar parte do que os bombeiros já haviam visto no curso de formação, vários anos atrás.

“A importância da realização dessa nova capacitação está justamente no fato de o nossos município não ter uma grande quantidade de ocorrências desse tipo. Como não praticamos as técnicas acaba caindo no esquecimento, por isso é importante estarmos sempre treinando”, explicou Firmino.

O instrutor disse ainda que o topo da Serra dos Parecis foi o local escolhido para a parte prática do curso, pois seriam necessárias várias simulações de salvamento em altura.

Fonte: G1/RO/JUNIOR FREITAS

Comentários no Facebook