Avião da FAB cai durante treinamento no Rio e pilotos saem ilesos

Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil*
Um avião caça F5-FM Tiger da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu hoje (5), no início da noite, na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. O acidente ocorreu às 18h40, durante um voo de instrução. Os dois pilotos que estavam na aeronave conseguiram se ejetar da cabine, e, com ajuda de um paraquedas, aterrissar em segurança.
A tripulação realizava um voo local de treinamento e estava em fase de aproximação final, quando foi detectada uma falha que não permitia o pouso em segurança. A ejeção ocorreu de forma controlada, com a aeronave direcionada a uma região desabitada.
O coronel-aviador da assessoria de Comunicação Social da FAB em Brasília, Rogelio Azevedo Ortiz, disse que, após a detecção da falha, todos os procedimentos técnicos previstos foram tomados, mas como não foi possível reverter a situação, “foi necessária a ejeção dos pilotos”.
Segundo Ortiz, a aeronave do acidente está em plenas condições de voo e a FAB espera mantê-la em operação por mais alguns anos. “Com certeza, posso afirmar que todas as revisões estavam realizadas dentro do previsto.”
Equipes de investigação da Aeronáutica estão no local para apurar o que determinou o acidente.
*Colaborou Nanna Pôssa, repórter do Radiojornalismo. Edição: Luana Lourenço
EBC/montedo.com

Comentários no Facebook